sábado, novembro 28, 2009

ARI CUNHA

A arte prepara para a vida

CORREIO BRAZILIENSE - 28/11/09


Projetos de arte salvam a população de baixa renda da criminalidade. É fato. O Brasil inteiro conta com pessoas que trabalham por amor para o resgate e proteção daqueles que têm poucas oportunidades na vida. Capoeira, música, dança, teatro, esportes, não faltam voluntários ou gente ganhando muito pouco dinheiro para ver o entusiasmo e seriedade daqueles que mostram que são capazes e vão além do que é oferecido. Wagner e Walter Caldas, violinistas, gêmeos então com 21 anos, saíram da favela da Grota do Surucucu para os Estados Unidos com uma bolsa de estudos. Os exemplos são inúmeros. Em Brasília, Plínio Mosca, recebeu carta branca para montar uma oficina de teatro da Embaixada da Alemanha. Os contemplados são os alunos do Centro Educacional 06 do P Sul, na Ceilândia. Hoje e amanhã eles representarão A Resistível Ascensão de Arturo Ui, de Bertolt Brecht. A arte tocou a alma desses meninos. Esse é o poder que Plínio Mosca tem para contribuir com um mundo melhor. (Circe Cunha)


A frase que não foi pronunciada

“Homem não serve para dar à luz”
Dona Dita, com um sorriso, pensando enquanto acende as velas.



Souzas
Souza Prudente versus Souza Cruz. É que, no comando do Tribunal Regional Federal da 1ª Regiãp, o desembargador Souza Prudente proibiu cigarro aceso dentro e fora do tribunal. Nada de fumódromos. E a ordem tem embasamento legal. A desobediência é sujeita a penalidade. Quem não fuma adorou a nova regra.

Horário de verão
O dia começa ainda no escuro. Pessoas que desejam fazer caminhada pela cidade não encontram razão. É que desejam andar ao sol no horário conveniente. À tardinha procuram amigas para comparecer a um bar. É hoje o chope. Ninguém se entende.

Dia 9
Aparecer no plenário dando voto pela entrada da Venezuela no Mercosul está incomodando o Senado. Ganha tempo o senador Romero Jucá. É dele a responsabilidade do convencimento. A votação é novamente adiada.

Dez
Aprovada na CCJ proposta sobre repressão ao crime organizado. Na verdade, a Lei nº 10.217, de 11 de abril de 2001, já prevê a infiltração de policiais em organizações criminosas. Dá a possibilidade até a interceptação de sinais magnéticos, óticos e acústicos com autorização judicial. A novidade na atuação da CCJ é sobre o aumento da pena para os criminosos. Dez anos a mais.

Continua
Não é só no Rio de Janeiro que continua faltando luz depois do misterioso apagão. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, dava palestra no Lago Sul a empreendedores. Sem energia, o microfone não funcionava. Meirelles parou de falar para não ficar rouco.

Ainda
Não há orientação oficial do Ministério ou Secretaria da Educação para os alunos enganados pelo Ilal. O Ceteb, antigo supletivo em Brasília, tem sido a saída. Estudantes matriculados para o próximo vestibular da UnB conseguiram vencer o tempo pelo conhecimento.

Suco já
Associação que defende os consumidores, a Pró-Teste notificou o Ministério da Agricultura e Anvisa sobre a presença de benzeno acima da quantidade permitida em sete marcas de refrigerantes. Sem nutrientes e muito açúcar, o refrigerante é desaconselhável a crianças.

Trânsito
Alexandre Garcia tem razão. A violência no trânsito é tão grande que é como se aquele acidente de avião acontecesse todos os dias. Com centenas de mortos. As novas regras para o trânsito existem, são boas, mas falta fiscalização.

Dinheiro
A moeda do Brasil corre anos desde o Império. Houve uma emissão que, impressa na Inglaterra, não chegou ao país. Navio afundou e o dinheiro foi para o fundo do Oceano. O real nasceu em termos de urgência. Não foi usada nenhuma imagem de pessoas. Preferiu-se o reino animal sem a presença de nenhum nome do jogo do bicho. Guarde na lembrança que a maior é em respeito à garoupa, e a de R$ 50 é a onça pintada.


História de Brasília

Uma vez falamos também do contrabando em avião “chapa branca”. E o sr. Plínio Lemos, da tribuna da Câmara, fez a defesa. Agora, o povo está sabendo que, nos aviões oficiais, eram transportados televisores e peças de automóveis para o abastecimento do mercado contrabandista, emas e búfalos para as fazendas dos privilegiados. (Publicado em 18/2/1961)

Nenhum comentário: