sexta-feira, novembro 20, 2009

ARI CUNHA

Confusão na obra

CORREIO BRAZILIENSE - 20/11/09


Complica-se a situação do Rodoanel em São Paulo, depois de observações levantadas pelo Tribunal de Contas da União. Na opinião do TCU, a obra estava quase concluída. Adiantamentos generosos foram pagos pelo governo com medições alteradas. A construção que despencou sobre a Regis Bittencourt está suspensa, enquanto se procede à limpeza. Até o momento, a Secretaria de Obras não se manifestou. O silêncio tem provocado expectativa de que as coisas não andavam bem. Consórcio da OAS e Mendes Jr. não explicou por que a empresa Carioca havia sido rejeitada na concorrência inicial do projeto, para ser admitida em seguida como participante.


A frase que não foi pronunciada

“Esqueceram-se de convocar Thor... Convocado.”

Senador Flexa Ribeiro, pensando em ouvir os culpados pelo apagão.



Solução
Salsicha de piranha, caviar de cascudo, piavuçu vira sardinha enlatada. Antonio Ferreira de Lara, da Embrapa Pantanal, é um entusiasta de novas tecnologias para transformar o pescado em alimento mais popular. O consumo de carne bovina e de frango chega a cerca de 40kg/habitante/ano e de pescado quase 7kg/habitante/ano. Os estragos na terra podem vislumbrar uma solução nos lagos, rios e mares.

Jica
O ex-senador Leonel Pavan está a par dos problemas causados por desastres naturais. Há uma planilha do governo catarinense com a previsão de recursos para o restabelecimento da normalidade nesses casos. Santa Catarina aos poucos se prepara para agir em novos casos de calamidade pública.

Consulta livre
Não é ideia nova a da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Foi aprovado projeto que cria cadastro nacional de menores de idade desaparecidos. Há, no entanto, uma associação que presta esse serviço com dados de pessoas de qualquer idade desaparecidas no Brasil e em vários países. É a Associação Cadastro Nacional, que coloca à disposição da população, da sociedade civil e das autoridades, o mesmo cadastro com consulta livre e gratuita via internet.

Desde 1660
A cada ano a rainha Elizabeth II fala por menos tempo sobre os projetos para o país. Dessa vez, o discurso não durou 10 minutos. A oposição se debate contra a tradição, mas a pompa e a circunstância da ocasião foram as mesmas. Ela segue de carruagem do Palácio de Buckingham até o Parlamento, onde os lordes a recebem. Ano passado foram apresentados 28 projetos de lei. Em 2009, 14.

Agricultura familiar
Inegável o talento de articulação do senador Romero Jucá. Conseguiu negociar com governo e oposição projeto que considera de interesse de ruralistas e movimentos sociais. Trata-se do texto do Projeto de Lei da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O orçamento pode chegar a R$ 1 bilhão até 2012. O governo aceitou mudar a lei para impedir o apadrinhamento em projetos da Ater. Mesmo assim, o TCU terá como dever monitorar as ações, já que estão dispensadas da licitação entidades públicas de assistência técnica e prefeituras.

Amigo da onça
Pela primeira vez o país se volta ao presidente Lula aguardando uma decisão pessoal. Até agora os assessores têm feito isso por ele. A solução para o caso Battisti será de responsabilidade exclusiva do presidente do Brasil. Quando aceitou o presente de grego do presidente francês Sarkozy, Lula não imaginava que o caso fosse terminar assim.

Furo
Enquanto costurava a aliança PV, PSol e PSC a senadora Marina Silva discordou do repórter. Se sua campanha está tímida, é porque a mídia não a tem acompanhado. E alfinetou: “A não ser que os meios de comunicação achem que eu deva ficar o tempo todo fazendo discursos no plenário quando estou no Senado”.

No exterior
Parecia lógico que o dinheiro do contribuinte não fosse usado em obras fora do país. Mas investimentos importantes são feitos como parte da política do governo de ocupar espaço na América Latina e na África. Construtores vão se empenhar para barrar projeto no Congresso que limita o BNDES a financiar obras em território nacional.

Anatel
Mais e mais reclamações contra as TVs a cabo. Além de cobrarem a manutenção de assinatura, o tempo de um filme tem grande porcentagem ocupada por comercial. O consumidor paga para ter acesso a uma programação diferente e leva sem querer a propaganda no pacote.


História de Brasília

A superquadra do Iapb é a única já concluída e urbanizada. O jardim de frente para o eixo era uma beleza. Pois bem. Agora é que viram que as galerias pluviais não estavam colocadas e, por isso, estão esburacando o jardim e arrancando a grama que deu tanto trabalho para pegar. (Publicado em 17/2/1961)

Nenhum comentário: