quinta-feira, dezembro 04, 2008

PARA...HIHIHI

Piada do dia

A aeromoça oferece bebida a um gay que está sentado ao lado de uma freira dentro de um avião.

O gay (chique, lógico) pede uísque escocês com gelo.

-A senhora aceita o mesmo que ele, irmã? Pergunta a aeromoça à religiosa.

A freira fica indignada:

-Prefiro ser agarrada selvagemente e estuprada por um negão do Pelourinho, daqueles de dois metros de altura, do que botar uma gota desse álcool na boca!

O gay escuta e devolve o uísque à aeromoça dizendo:

-Desculpe! Eu não sabia que tinha essa outra opção. Também quero o negão!

GOSTOSA

Clique na imagem para ampliar

ILIMAR FRANCO

Nas mãos do PSB

 Panorama Político
O Globo - 04/12/2008
 

O Bloco de Esquerda só aguarda o sinal verde do governador Eduardo Campos para lançar um candidato à presidência da Câmara. A candidatura teria como objetivo unir os 76 deputados de PSB, PDT, PCdoB, PRB e PMN. Ela cumpriria também a função de afirmar o protagonismo do Bloco, que está perdendo espaço no governo Lula e na sucessão com a consolidação da aliança PT-PMDB.

Afagos e paparicos 

Enquanto os petistas cobraram maior agilidade do governo federal na liberação de recursos, o governador Teotônio Vilela (AL) cobriu o presidente Lula de elogios anteontem, em Recife. "Se não fosse o presidente, não teria recuperado o estado", disse Teotônio. Lula aproveitou a deixa para tirar uma onda em cima dos petistas: "Se os meus companheiros me elogiassem só a metade disso, eu estaria bem". Quando chegou a sua vez, o governador Aécio Neves (MG) entrou no clima: "Pois é, presidente, se o Teotônio fizesse uns minutos a mais de elogios, eu seria obrigado a denunciá-lo perante o Conselho de Ética do PSDB". 

O PMDB é a noiva. O presidente Lula ofereceu a vice para o partido em 2010. Por isso, é importante manter a aliança" - Romero Jucá, líder do governo no Senado, ao defender o apoio ao petista Tião Viana (AC) 

Cadê Paulinho? O ministro Luiz Dulci recebeu ontem, no Palácio do Planalto, os presidentes das seis centrais sindicais que realizaram a 5ª Marcha da Classe Trabalhadora. Entregaram ao ministro sua pauta de reivindicações, que sugere o controle do fluxo de capitais e do câmbio e a redução do superávit primário. Mesmo absolvido pela Comissão de Ética, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, teve de mandar representante. 

A consulta 

O Ministério da Justiça já recebeu 222 sugestões às propostas de reforma política encaminhadas para o Congresso. A OAB foi uma das quatro entidades que apresentaram propostas. O voto em lista foi o tema que mais recebeu emendas.

A proposta 

Usineiros procuraram a BR Distribuidora e propuseram que a empresa antecipe o pagamento da produção de álcool e dê mais prazo para que as usinas paguem pelo óleo diesel que consomem. A BR não topou nenhuma delas. 

O melhor intérprete da vontade de Lula 

Importantes líderes do PT, a despeito da versão de que o presidente Lula é contrário a essa solução, continuam trabalhando para fazer de Gilberto Carvalho o futuro presidente do partido. Avaliam que Carvalho é o único nome capaz de unir os petistas. Além disso, por ter ligação direta com o presidente, consideram que ele tem melhores condições para articular a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República em 2010. 

Os sinais da desaceleração 

Os governadores que estiveram com o presidente Lula em Recife disseram que já começaram a sentir os efeitos da crise na arrecadação. Aécio Neves falou do peso de mineradoras e siderúrgicas em Minas Gerais. Marcelo Déda (SE) contou que a Vale tinha dado férias coletivas para os operários de sua mina de potássio. O presidente Lula anotou tudo e fez um apelos aos governadores para que fizessem de tudo para manter os investimentos e os programas sociais. 

O DEPUTADO Milton Monti (PR-SP) lançou ontem sua candidatura à presidência da Câmara. Como Severino Cavalcanti, ele vai espalhar bonecos seus, em tamanho natural, pela Casa. 

CANDIDATO do PMDB ao TCU, o senador Leomar Quintanilha (TO) anda se queixando do senador José Sarney (AP), que estaria trabalhando pelo ex-senador José Jorge, do DEM. 

ENQUETE no site do DEM quer saber quem fala mais do que faz no governo. As alternativas oferecidas: os ministros José Temporão, Carlos Lupi e Carlos Minc.

DE BANDIDOS


DORA KRAMER

Pressão em tempo real


O Estado de S. Paulo - 04/12/2008
 

Mais relevante que o resultado (já esperado) do julgamento do caso do deputado Paulo Pereira da Silva no Conselho de Ética é o processo de produção. A absolvição no âmbito do Parlamento ficou banalizada e, por isso, relegada ao plano das irrelevâncias.

Não se conhece caso de injustiça explícita, de condenação de gente totalmente (ênfase no advérbio, por favor) inocente por quebra de decoro parlamentar. Já os episódios de absolvição de suspeitos, não obstante a força das evidências, de uns tempos para cá viraram regra. 

Ali, quem tem padrinho não morre pagão. Quem, como Paulo Pereira, sabe “mexer os pauzinhos” - para usar expressão do próprio - com destreza tem acesso garantido ao panteão dos querubins.

Em maio deste ano, quando uma investigação da Polícia Federal flagrou rastros do deputado em operações de desvios de recursos do BNDES, a gravidade do caso foi vista praticamente sem reservas no Legislativo.

Ao ponto de o corregedor Inocêncio Oliveira aprovar de imediato o envio do processo ao Conselho de Ética, dispensando o exame preliminar por uma comissão de sindicância, por indubitável convicção de culpa.

A Mesa Diretora por unanimidade considerou demonstrada a quebra do decoro e o corregedor não deixou margem a questionamentos: “Não temos a menor dúvida do envolvimento dele. O caso é grave e merece decisão rápida.” Na época, deu-se como ideal o prazo de 60 dias para resolver a questão.

Sete meses depois, o relator no Conselho de Ética, deputado Paulo Piau, concluiu pela consistência das acusações e recomendou voto na cassação do mandato do deputado. Ato praticamente contínuo, absolvido por 10 dos 14 conselheiros.

Discute-se agora se houve influência do espírito de corpo na decisão. 

Mais apropriado seria concentrar atenção no espírito de sobrevivência dos pares de Paulinho da Força, dentro e fora do Parlamento.

No intervalo entre a convicção da culpa e a opção pela inocência nada ocorreu no inquérito que pudesse alterar o cenário avaliado com gravidade em maio.

Fora dele, porém, os acontecimentos foram significativos, indicadores precisos das razões pelas quais ninguém quer briga não com o deputado, mas com o presidente da Força Sindical, a segunda central do Brasil, com 1.350 sindicatos filiados, representantes de 6,5 milhões de trabalhadores.

Raríssimos são os políticos que reúnem votos em tal quantidade.

Nenhum deles pôde confrontar o governador de São Paulo, José Serra, comandando um conflito de policiais grevistas às portas do Palácio dos Bandeirantes, bem como não se sabe de nenhum processado que tenha saído de uma sessão do Conselho de Ética direto para a mesa de jantar do presidente da República.

Muito menos há notícia de réus que se ausentam do próprio julgamento para comandar marcha de 30 mil sindicalistas nas cercanias do tribunal, em franco exercício de pressão em tempo real.

Posteriormente

Essa história de prévias no PSDB é mentira ou é sofisma. Na primeira hipótese, trata-se de uma flor do recesso cultivada enquanto o jogo não começa e nada se pode dizer sem abrir a guarda aos adversários - internos e externos.

Na segunda, arruma-se um jeito de legitimar a escolha do governador José Serra sem as habituais divisões do partido. O alvo específico seria a seção de Minas Gerais, que acha que a vez é do governador Aécio Neves, mas, mediante a realização de prévias, teria uma razão objetiva para aguardar na fila. Ou aceitar a composição da chapa puro-sangue.

Só não há possibilidade de as prévias serem, como vimos recentemente nos Estados Unidos, uma disputa de fato. Por aqui a regra da prévia mais confunde que resolve. 

É a solução para produzir derrotas previamente desejadas. Há exemplos a mancheias em todos os partidos - sendo o mais eloqüente as prévias do PT em 2002, feitas para Lula oficializar o enterro das pretensões de Eduardo Suplicy.

Crime e justiça

Por enquanto ainda não surgiram as reações contra a decisão do Judiciário de examinar com rigor as ações ilegais durante campanhas eleitorais. Quando a ofensiva deixar de alcançar apenas políticos de Estados periféricos ou começar a alcançar gente com laços de aço no poder, certamente surgirá a tese segundo a qual a Justiça pretende se substituir à vontade do eleitor.

E sempre haverá quem se disponha a levar um debate nesses termos. Em parte por ignorância, em parte por má-fé, acaba-se chegando a um ponto em que é mais fácil criminalizar a Justiça do que simplesmente cumprir a lei. 

Um forte

Pela firmeza, clareza, coragem, resquício nenhum de autocomiseração, o vice-presidente da República, José Alencar, demonstra invejável aptidão para humilhar a adversidade

ROLF KUNTZ

Lula, a crise e os inimigos do povo


O Estado de S. Paulo - 04/12/2008
 

 O presidente Luiz Inácio da Silva deveria denunciar de uma vez quem torce pela crise, quem odeia o Brasil, quem se opõe ao ingresso dos pobres nas universidades e quem deseja ver o povo passar fome. Não haveria como processá-los, mas valeria a pena expor seus nomes publicamente, para os bons cidadãos não serem mais enganados. Segundo o presidente, a torcida contra o País continua firme. Ele repetiu essa acusação num dos quatro discursos - quatro, sim senhor - feitos em Pernambuco, anteontem. “Vocês estão vendo na televisão que tem uma crise no mundo, uma crise causada nos Estados Unidos, e nós vamos mostrar para aqueles que querem que a crise chegue ao Brasil como nós vamos saber enfrentar essa crise e derrotá-la, para que o Brasil possa melhorar a vida do seu povo.” É isso aí. Se Lula falou, só duvidará quem tiver muita maldade no coração ou a mente perturbada pelo Maligno. Vade retro.

Ele não explicou por que um inimigo do povo, morando no Brasil, sendo presumivelmente um membro da “zelite” e interessado em ganhar dinheiro com seus negócios, desejaria ver a crise desembarcar por aqui. Mas esse é um detalhe desprezível. A turma da maldade sempre encontra motivo para torcer pelo pior. O presidente sabe das coisas. 

Mas a sua fala, como a dos profetas e santos, nem sempre é fácil de entender. Pelo seu discurso, a crise ainda não chegou. Coisa estranha. Em outubro, segundo o IBGE, a produção da indústria foi 1,7% menor que em setembro. As vendas de carros caíram. Várias fábricas deram férias coletivas. A Volvo demitiu 430 funcionários em Curitiba. Numa pesquisa com 95 fábricas de autopeças, 46% informaram planos de redução dos investimentos programados para 2009 e 48% indicaram a intenção de manter. Investimento maior só em 6%. 

E o noticiário ruim não vem só da área industrial. Avicultores anunciam a intenção de cortar 17,5% da produção, para reagir à queda de preços e à redução das vendas externas: a exportação de novembro, 220 mil toneladas, foi 27% menor que a de um ano antes. Essa tal de crise continua mesmo só lá fora? 

Mas o governo vai tomar providências. O presidente prometeu. “Entre 2009 e 2010”, disse Lula ao povo de Olinda, “nós vamos inaugurar grande parte das obras do PAC. São R$ 504 bilhões.” Se ele prometeu, com certeza vai cumprir. Mas também vai ter de correr muito se não quiser inaugurar só obra de estatais. A maior parte do Programa de Aceleração do Crescimento (R$ 436 milhões) deve ser executada por empresas do governo e do setor privado. 

O resto, R$ 67,8 bilhões, vai depender da execução do Orçamento-Geral da União pelo governo federal. Pelo realizado até agora, é difícil prever um grande resultado nos próximos dois anos. Até 18 de novembro, o governo só empenhou R$ 10,72 bilhões dos R$ 17,97 bilhões autorizados no orçamento. Das despesas previstas para o ano, só se executou uma fatia de R$ 2,53 bilhões. Do desembolso total, R$ 9,12 bilhões, mais de dois terços, R$ 6,74 bilhões, corresponderam a restos a pagar do exercício anterior. 

A execução do orçamento total de investimentos, com R$ 42,32 bilhões previstos, também ficou longe da meta. Foram empenhados R$ 20,73 bilhões até 7 de novembro e pagos R$ 4,76 bilhões (além dos restos a pagar, é claro). O governo deve estar fazendo suspense, para dar uma arrancada sensacional nos próximos dois anos e deixar o povo boquiaberto. 

Mas o presidente, em Olinda, também falou em saneamento e obras contra enchente, iniciadas, e ainda não concluídas, na zona do Canal da Malária. 

Que não tenham sido concluídas, em Olinda, também não chega a ser surpresa. Estão previstos, no Orçamento federal, R$ 375,9 milhões para o programa de prevenção de desastres e preparação para emergências. Até dia 21 de novembro foram gastos R$ 97,8 milhões, 26% do total, e essa parcela inclui restos a pagar de 2007. Neste ano, o governo entregou a Santa Catarina R$ 2,4 milhões para obras preventivas. O triplo, R$ 7,4 milhões, foi destinado ao Estado, depois, por meio do programa de “resposta a desastres”. A rubrica poderia ser “resposta ao resultado da falta de prevenção”. 

Deve haver um jeito de atribuir aos inimigos do povo, aos torcedores da crise, a responsabilidade pelo desastre de Santa Catarina e pela insuficiência das obras de contenção de encostas e de outras necessárias para a segurança ambiental. Talvez seja possível atribuir a esses mesmos inimigos a demora na execução do PAC e de outros programas de investimento. Entreguem um microfone ao presidente e ele dá um jeito.

INFORME JB

Infraero, o grande negócio do ‘China’


Jornal do Brasil - 04/12/2008
 

O caso Infraero virou literalmente uma novela. Não bastasse o PMDB atiçado atrás da vaga do presidente demissionário Sérgio Gaudenzi, a surpresa vem agora: o ministro da Defesa, Nelson Jobim, riscou o novo plano de vôo da estatal na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Está praticamente acertada a posse de Guilherme Lagger para janeiro. E daí? Lagger vai tocar o projeto de concessão dos aeroportos do país. O curioso é que ele é o ex-braço direito do empresário chinês-enrolado Lap Wai Chan na Varig, e muito amigo de Roberto Teixeira, o compadre chuta-portas-no-Planalto de Lula. Lagger presidiu a Varig a convite do fundo americano Matlin Patterson, que, diga-se de passagem, já prepara sua aterrissagem na concessão de aeroportos.

É meu

Os americanos da Matlin Patterson querem a concessão do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), um dos maiores terminais de cargas áreas do mundo. Querem operar ali com a Arrow e a VarigLog.

Moldura

Lagger é próximo do Palácio. Tem até foto com o presidente Lula, numa ocasião em que aparecem ele, Lap Chan e o advogado Roberto Teixeira, o compadre.

Derrapadas na pista

Lagger continuou como consultor da Matlin Patterson depois da venda da Varig para a Gol. E chegou a despachar na VarigLog – que hoje é uma das maiores devedoras da... Infraero.

Varig, Varig, Varig

A Varig tenta, atualmente, transferir a responsabilidade do passivo para a VRG Linhas Aéreas. E qual foi o primeiro presidente da VRG? Acertou quem disse Guilherme Lagger.

Por pouco

Lagger chegou a ser escalado para depor no Senado, durante aquela confusão envolvendo a ex-diretora da Anac Denise Abreu no caso Varig. Foi salvo.

Esse Dnit...

O Dnit publicou ontem, nos jornais, aviso de licitação no valor de R$ 1,7 milhão, destinado à contratação de empresa especializada em tecnologia de segurança eletrônica. Mas a abertura das propostas está marcada para dia 15.

Encrenca oficial

Em casos assim, editais são publicados com três meses de antecedência. Neste, são 46 páginas de critérios rigorosos. Das duas, uma. Ou vai dar confusão. Ou... vai dar confusão mesmo.

Ayres Award

Na sexta, no encontro do Colégio de Presidentes dos TREs, em Macapá, será entregue o 1º Prêmio Carlos Ayres de Britto, criado em homenagem ao presidente do TSE. O agraciado será o ex-presidente do TRE do Rio, Roberto Wider.

Na parede

Já o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) está todo prosa. Ontem comemorou suas bodas de prata de casamento. E ganhou uma foto na galeria de ex-presidentes da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Insegurança

O ex-ministro do STJ Edson Vidigal passa um sufoco no governo de Jackson Lago (MA). Sua esposa, a secretária de Justiça, vem sendo muito criticada pelo desempenho ruim da segurança.

Olhos da arte

A Câmara Federal abriu ontem exposições com bons trabalhos fotográficos de quatro deficientes visuais. São as mostras Olhos da alma e Retratando com alma.

O IDIOTA BOQUIRROTO


MÓNICA BÉRGAMO

Ônibus


Folha de S. Paulo - 04/12/2008
 

Na esteira da Operação Satiagraha, o juiz Fausto De Sanctis negou aos investigados a devolução de gravuras e quadros de Miró, Fukushima, Portinari e Di Cavalcanti que foram apreendidos em julho por considerar que não foram apresentadas provas de que foram adquiridos de forma legítima. Outros seis carros também continuam recolhidos.

ÔNIBUS 2 
O advogado de Naji Nahas, Sérgio Rosenthal, diz que não foi comunicado da decisão. O advogado do doleiro Marco Ernest Matalon, Luís Flores, afirma ter "certeza de que ele não será indiciado [na Satiagraha] e que a devolução das obras ocorrerá automaticamente".

SEM CAIXA 
O presidente da Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos, teve bloqueadas suas contas no banco que comanda e no Banco do Brasil. É que um correntista da instituição ganhou o direito de receber R$ 28 mil por perdas na poupança em um dos planos econômicos do século passado. O juiz do caso, ao invés de determinar que o valor fosse pago pelo banco, bloqueou as contas do dirigente, que chegou a ter o dinheiro sacado e depositado em juízo.

PORTO SEGURO 
E, desde que a crise internacional entrou em fase aguda, no mês passado, o volume de depósitos da Nossa Caixa, que é estatal, começou a aumentar. Os depósitos em poupança, que eram de R$ 11 bilhões, receberam R$ 800 milhões. Já os depósitos de longo prazo receberam R$ 500 milhões -um aumento de quase 20%.

REGIME 
A Bienal de SP deixou de captar mais de R$ 1,2 milhão para investir em um dos projetos técnicos da mostra neste ano. A verba de captação via Lei Rouanet, de R$ 5,133 milhões, foi aprovada no começo do ano pelo Ministério da Cultura. Mas a instituição só arrecadou R$ 3,852 milhões. A Bienal diz que "o projeto passou por ajustes e seu orçamento diminuiu".

RADICAL DEMAIS 
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP vai implantar dois centros esportivos adaptados no Estado. Vai gastar R$ 20 milhões para reformar o conjunto Baby Barioni, na capital, e construir outro no interior. A bocha, o voleibol e o kart foram apontados como inclusivos, mas a secretária Linamara Battistella abriu mão do esporte motorizado por considerá-lo "radical demais".

COLUNA PAINEL

Vitaminado


Folha de S. Paulo - 04/12/2008
 

O placar folgado da absolvição de Paulinho não apenas desencoraja qualquer questionamento formal à decisão do Conselho de Ética como fortalece o deputado no PDT. "Fraco ele nunca chegou a ficar. Mas agora poderá desfilar", resume um correligionário.
O primeiro efeito concreto se dará na eleição, em fevereiro, do próximo líder da bancada: o posto será ocupado pelo próprio Paulinho ou pelo nome escolhido por ele. O mesmo ocorrerá, mais adiante, quando for eleita a nova direção nacional do partido. Se Paulinho quiser, assumirá a presidência. Se achar mais conveniente, deixará ali um preposto, função hoje exercida pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Peroba
Antônio Andrade (PMDB-MG), um dos ausentes no Conselho de Ética (foi substituído por suplente pró-Paulinho), disse a colegas que perdeu a hora: quando percebeu -que pena!-, a sessão havia terminado. Ele jura que teria votado pela cassação. 

Pára tudo
Horas antes de Arlindo Chinaglia (PT-SP) anunciar que a reforma tributária ficou para o ano que vem -ou para quando Deus quiser-, o governo concluiu, numa reunião no Planalto, que era melhor adiar do que votar de qualquer jeito o relatório de Sandro Mabel (PR-GO), possivelmente pondo em risco a aprovação doOrçamento

Fênix
Enquanto a tributária vai para a UTI, cresce na Câmara o movimento pró-reforma política. Já circulam nomes para a comissão especial: João Paulo Cunha (PT-SP) seria o presidente; ACM Neto (DEM-BA), o relator. 

E agora?
Ao lado do líder da bancada de deputados do PMDB, Henrique Alves (RN), Michel Temer (SP) ouvia uma história de cara amarrada, ontem à tarde, no fundo do plenário da Câmara. Era Roseana Sarney (MA) lhe contando que o PMDB do Senado iria anunciar dali a pouco -para valer ou para blefar- que terá candidato à presidência da Casa. O que só faz atrapalhar a eleição de Temer. 

Pois é
Orçamento paulistano para 2009, que previa gastos de R$ 29,4 bilhões e agora sofrerá corte de R$ 2,2 bilhões, foi enviado por Gilberto Kassab (DEM) à Câmara cinco dias antes do primeiro turno da eleição. "Felizmente, a receita não está diminuindo, então esperamos contar com oOrçamento enviado à Câmara", afirmou o prefeito um dia depois da vitória no segundo turno.

Entupiu 1
Não bastasse o "empoçamento" de verbas doOrçamento, municípios devastados de Santa Catarina foram preteridos pelo Ministério das Cidades nos repasses por meio de convênios firmados com as prefeituras. 

Entupiu 2
Em Itajaí, um convênio para drenagem, datado de julho de 2006, teve somente R$ 29 mil liberados, de um total de R$ 146 mil. Para Ilhota, foram destinados R$ 29,2 mil (20% do previsto) em programa de infra-estrutura. 

Entupiu 3
Obras de contenção de enchentes no rio Itajaí-Mirim, em Brusque, figuram na "lista suja" do TCU, enviada à Comissão de Orçamento. Resultado de convênio entre União e prefeitura, elas estão paradas desde 2002 por suspeita de fraude na licitação e superfaturamento. 

Hic!
O PT encomendou 500 garrafas de cachaça mineira, embaladas em caixas de madeira com a estrela vermelha entalhada. Será o presente de Natal para dirigentes, ministros, fornecedores e, mais importante, doadores da sigla. 

Desafinado
A Articulação de Esquerda, ala petista do ministro da Pesca, Altemir Gregolin, questiona a candidatura presidencial de Dilma Rousseff. "BC e ministérios continuarão sob o controle da centro-direita e do grande capital?", pergunta o "Página 13", jornal da corrente. 

Tiroteio

"De nada adianta estabelecer metas se não há medidas efetivas para reduzir o desmatamento." 

Do deputado 
RICARDO TRIPOLI (PSDB-SP), sobre o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, no qual o governo afirma a intenção de diminuir o desmatamento na Amazônia em 40% até 2010.

Contraponto

Mãos de tesoura

Autoridades como o presidente do Senado, Garibaldi Alves, e o ministro do PlanejamentoPaulo Bernardo, compareceram ontem ao 3º Congresso Mundial de Engenheiros, que se realiza até sábado em Brasília. Lá encontraram o tunisiano Kamel Ayad, senador e ex-presidente da federação internacional da categoria.
No meio da conversa, ele contou que, na Assembléia Nacional da Tunísia, os senadores dividem um único gabinete. Foi a deixa para 
Paulo Bernardo provocar:
-Boa idéia para aproveitarmos aqui...
E Garibaldi:
-Lá vem o senhor! Tudo para economizar!

ELIANE CANTANHEDE

Tudo muito feio


Folha de S. Paulo - 04/12/2008
 

Em uma semana, o que era feio ficou mais feio, e o governador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, e o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, entraram e saíram da linha de fogo. Ilesos.
O mesmo TSE que decidiu cassar os mandatos de Cunha Lima (PSDB) e de seu vice, José Lacerda (DEM), recuou e lhes devolveu o governo paraibano, apesar da acusação de distribuição irregular de recursos de... programas sociais.
Na Câmara, o Conselho de Ética atendeu às pressões para livrar a cara do sindicalista Paulinho e jogou fora o parecer do relator, que pedia a cassação do deputado Paulo. No fim, os dois, o Paulo e o Paulinho, são uma pessoa só, enrolada com desvio de verbas do BNDES e assombrada por cursos e alunos fantasmas que receberam verbas do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). E essa pessoa vira a cara da Câmara, do Congresso.
Só falta agora o ministro Paulo Medina, do Superior Tribunal de Justiça, sair "limpinho da Silva" da ação aberta contra ele pelo Supremo por "indícios suficientes" de envolvimento com a chamada "máfia dos caça-níqueis", que vendia sentenças judiciais para bicheiros e donos de bingos.
Para contrabalançar, o juiz Fausto De Sanctis condenou o banqueiro Daniel Dantas a dez anos de prisão, mais multa pesada, por corrupção ativa -ou, para ficar mais claro, por tentativa de subornar policiais da Operação Satiagraha que investigavam as suas estripulias. Até quando vai durar a condenação?
Sabe-se lá...
A Justiça tem tantos meandros, jeitinhos e habeas corpus que é possível empurrar decisões indefinidamente com a barriga. O caso vai subindo de uma instância para outra, e os réus, seguros de si e de seus advogados, podem sempre recorrer ao velho e bom mandato. Qualquer problema, o TSE segura, o Conselho de Ética garante. Vem aí o deputado Daniel Dantas?

CLÓVIS ROSSI

aqui?


Folha de S. Paulo - 04/12/2008
 

Era uma vez um tempo em que o Brasil estava blindado contra a crise externa. No máximo, haveria por aqui uma "marolinha", lembra-se? Agora, já são duas as consultorias (Morgan Stanley, norte-americana, e LCA, brasileira) falando não mais em desaceleração, mas em recessão -os tais dois trimestres consecutivos de retração da economia.
Não sei se vem "marolinha" ou recessão por aí. Mas sei que foram pouquíssimos os economistas/consultorias que não falaram em blindagem. Ou pelas formidáveis reservas, ou pelo formidável mercado interno, ou porque os emergentes salvariam o mundo, ou por qualquer outra tese que, agora, se desmancha no ar cada vez que sai um novo dado da vida real.
O que acho, honestamente, é que a 
Folha, para não dizer todo o jornalismo brasileiro, deveria adotar como regras pétreas de seu "Manual da Redação" os seguintes elementos: 1 - Todo economista/consultoria que errar por mais de 5% suas previsões sobre PIB, câmbio, juros etc.
fica definitivamente riscado da agenda de fontes. Nunca mais será ouvido.
Vinicius Torres Freire, esse excelente colunista, me diz que, se aplicada, a regra nos deixaria com zero fontes. Ótimo. Cometeríamos nossos próprios erros em vez de sermos cúmplices de erros alheios.
2 - Toda vez que se publicar palpite de economista/consultoria, seria obrigatório mencionar quais interesses estão em jogo, se ele tem ou recomenda aplicações no dólar ou contra o dólar, nos juros altos ou baixos, e assim por diante.
O leitor teria pelo menos um elemento para julgar se o palpite vem do cérebro do consultado ou do bolso. 3 - No fim de cada ano ou trimestre, seria publicada a lista completa de palpites dessa turma toda, ao lado dos dados da realidade, para que o leitor possa saber quem chuta bem e quem chuta mal.

ANCELMO DE GOIS

A lusitana roda


O Globo - 04/12/2008
 

Desde que o dólar disparou, o BC registra ganho de uns US$5 bi com estas operações de compra da moeda no mercado futuro, que atendem pelo nome técnico de swap cambial reverso. 

Em junho, um grupo de parlamentares, liderados por Eduardo Suplicy, foi pedir satisfação a Henrique Meirelles, presidente do banco, sobre tais operações. 

É que... 

Suplicy ficou impressionado com um artigo do economista César Benjamin na "Folha", dizendo que a swap cambial causava prejuízos ao Tesouro. 

O articulista escreveu: "Se diretores de bancos centrais dos EUA e da Europa, formalmente independentes, agissem assim, sairiam algemados, no mínimo, por gestão temerária." 

Jobim e Gates 

O ministro Nelson Jobim será a primeira autoridade estrangeira a se reunir com o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, o único de Bush mantido por Obama. Vai ser amanhã.

QUINTA NOS JORNAIS

Globo: Governo prepara medidas contra onda de demissões

Folha: Para governo e indústria, desemprego vai crescer

Estadão: Câmara livra Paulinho e PF indicia mulher do deputado

JB: Rio perde corrida contra a dengue

Valor: Caixa desiste do projeto de comprar construtoras

Gazeta Mercantil: Construtora paga mais para vender recebíveis