sexta-feira, agosto 22, 2008

O QUE VOU FALAR EM CASA?

SÓ CLIQUE NA IMAGEM
AÍ PETISTA, ESSA É BOA

Clóvis Rossi
- Visita ao país dos ricos mais ricos
20/8/2008
Folha de S. Paulo

Já tratei recentemente, neste espaço, da lenda da queda da desigualdade e dos números da miséria brasileira, explicitada em pesquisa que o Ibase (a ONG do Betinho) fez com os beneficiados pela Bolsa Família.Faltava só visitar os ricos.Andrés Oppenheimer ("Miami Herald", prêmio Pullitzer) se antecipou e mostra o que só pode ser surpresa para os que acreditam em duendes ou na lenda da queda da desigualdade.Vejamos os dados por ele coletados no "Informe Mundial da Riqueza-2008", preparado por Capgemini e Merrill Lynch:1 - Os ricos da América Latina estão enriquecendo mais rapidamente que seus pares de todas as demais regiões do mundo e já acumularam US$ 6,2 bilhões em valores financeiros, sem contar imóveis e coleções de arte.2 - Nos três anos mais recentes, os ricos latino-americanos viram suas fortunas aumentar 20,4%, enquanto os pobres árabes donos do petróleo só ficaram 17,5% mais ricos. Os norte-americanos, então, tadinhos, engordaram suas contas apenas 4,4% (essa gente ainda vai morrer de fome nesse ritmo).3 - Em que países os ricos ficaram ainda mais ricos? Adivinhou: Brasil, claro, o Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva e do Partido dos Trabalhadores. Ah, no segundo lugar no torneio do enriquecimento aparece quem? Sim, ela, a Venezuela do "socialismo do século 21" (vai ver que é o socialismo que distribui renda para os ricos). Só depois é que aparece o Chile, que, desde a ditadura Pinochet, é o queridinho dos tais mercados.Conclusão, algo óbvia, mas correta de Oppenheimer: "Em vez de ostentar o recorde de concentração de riqueza, a região deveria esforçar-se para ter maior número de indivíduos moderadamente ricos e muito menos pobres".E o Brasil deveria parar de festejar lendas e misérias.

Valeu Neri
Lauro Jardim
e-mail: radaronline@abril.com.br
Com Paulo Celso Pereira

FUTEBOL Quem montava "esquema" na CBF? 16:58

O técnico Dunga perdeu as estribeiras após a conquista do bronze contra a Bélgica. Assim que o jogo acabou, virou-se para a tribuna de imprensa e despejou uma série de palavrões para os profissionais da Rede Globo, a quem acusa de o estarem fritando. Ato contínuo, ao entrar na sala de imprensa perguntou rindo aos profissionais da emissora: "Que cara é essa, morreu alguém?". A descrição é da reportagem do enviado do UOL a Xangai, Bruno Freitas. Mais tarde, ao justificar suas atitudes, Dunga abriu explicitamente uma questão que ele mesmo deve responder: "Olha aqui, isso é cara de homem (batendo com força no rosto). Sou uma pessoa transparente, com caráter. O recado foi para uns caras que estavam ali do lado. Aqui dentro tinha esquema. Comigo não tem. Acabei com o privilégio, e isso causa revolta". Esquema? É uma palavra forte. A pergunta que fica no ar e que cabe a Dunga - o auto-proclamado homem de caráter - responder é: quem na CBF montava o "esquema" para favorecer a Globo nas transmissões?

BRASIL Mais bois piratas à vista 16:04

Está marcado para terça-feira o quarto leilão do gado apreendido na Operação Boi Pirata. Apesar dos vários problemas com o rebanho, que já perdeu cerca de 500 cabeças das 3 500 apreendidas, e da dificuldade de conseguir compradores, novas operações semelhantes podem vir por aí.
Isso porque vence no mês que vem o prazo para a desocupação de áreas utilizadas ilegalmente por pecuaristas na Terra do Meio, no Pará. São sete ações por grilagem e dezesseis por dano ambiental. Contas do Ministério do Meio Ambiente estimam que existam cerca de 40 000 cabeças de gado nessas áreas.
Justiça tarda... 16:03
O juiz vai analisar os casos individualmente, mas se os fazendeiros não cumprirem as ordens de desocupação, ele pode determinar novamente que o Ibama fique com a boiada. Resta saber quanto tempo vai demorar. No caso da Operação Boi Pirata, passou-se quase um ano e meio entre a ordem do juiz para que o criador saísse da área e a apreensão do gado.

PEQUIM 2008 Bronze no futebol não empolga audiência 14:27

Disputa de medalha de bronze no futebol não vale muita coisa para o torcedor brasileiro. É o que se pode concluir vendo os números do Ibope para a vitória do Brasil por 3 a 0 diante da Bélgica hoje de manhã.
A Globo registrou 12 pontos de audiência na Grande São Paulo, contra 5 do SBT, 4 da Record e 3 da Band, que também transmitiu a partida. É o dobro do que a Globo costuma ter no horário. Mas é bem menos que os 15 pontos que conseguiu na semana passada com Brasil x China, um simples jogo de início de torneio. Ou do que os 21 pontos que a final feminina alcançou ontem.

GOVERNO Alencar inicia quimioterapia 10:38

O vice-presidente José Alencar iniciou agora no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, uma nova sessão de quimioterapia - a segunda nas últimas três semanas. Neste momento, Alencar, que internou-se ontem à noite, está em seu quarto no hospital na companhia de um assessor e do seu oncologista, Paulo Hoff. Está lúcido e conversando normalmente.
Num exame realizado em julho foi constatado que o câncer no abdôme de Alencar havia voltado. O tratamento está sendo feito com o auxílio do medicamento espanhol Yondelis, que é indicado para o tratamento de tumores avançados. O Yondelis é administrado gota-a-gota numa veia durante 24 horas.
A previsão é de que José Alencar receba alta já amanhã. E, na segunda-feira, deverá estar despachando em Brasília.

FUTEBOL Emprego garantido até dezembro 10:20

Quem conversou com Ricardo Teixeira antes da vitória de hoje da seleção olímpica sobre a Bélgica e perguntava sobre se Dunga ficava ou ia para o espaço, recebia, inicialmente, esta resposta:
- Desde que virei presidente da CBF, o técnico da seleção que teve o pior início de todos foi o Felipão. No primeiro jogo, fomos derrotados pelo Uruguai. Depois, desclassificados na Copa América por Honduras.
Ou seja, Teixeira tem uma resposta pronta para não precisar responder nada agora. É certo, porém, que Dunga, com o bronze de hoje, garantiu sua permanência até o fim do ano. Até dezembro, o Brasil joga ainda quatro partidas pelas Eliminatórias.

ECONOMIA Medalha de ouro no comércio bilateral 06:53

No primeiro semestre, as exportações brasileiras para a China somaram 7,4 bilhões de dólares - um expressivo aumento de 50,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Beleza. Mas no comércio bilateral, eles também ficam com a medalha de ouro. As exportações deles para cá no primeiro semestre bateram 8,9 bilhões de dólares - um crescimento de 72% ante os seis primeiros meses de 2007.

ELEIÇÕES 2008 Imagem ruim 06:18

As primeiras pesquisas qualitativas sobre o início da campanha de TV dos candidatos à prefeitura paulistana convergem num ponto: o programa de Geraldo Alckmin não agradou aos eleitores. Mudanças devem vir por aí o quanto antes.