quinta-feira, julho 10, 2008

RABO PRESO


PRESO DE NOVO
COURO DE PICA

Daniel Dantas já está preso na PF em São Paulo
Portal Terra

SÃO PAULO - O banqueiro Daniel Dantas já voltou para a prisão, na sede da Polícia Federal em São Paulo. Por volta das 16h, Dantas foi algemado em uma viatura e levado para a PF.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da PF, o juiz Fausto de Sanctis decidiu pela nova prisão do banqueiro por considerar que há indícios de que Dantas tentou subornar um delegado da Polícia Federal, responsável pela operação que resultou em sua primeira prisão e de mais 16 pessoas na terça-feira.
O banqueiro havia sido libertado nesta madrugada depois de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A prisão de Dantas e de um advogado ligado ao Grupo Opportunity foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) após a PF apreender R$ 1,2 milhão na casa de Hugo Sérgio Chicarone, um dos envolvidos no suborno ao delegado que atuava na Operação Satiagraha. Para o MPF, o banqueiro teria sido o mandante do suborno, com o objetivo de que o nome dele, da irmã e de um parente fossem retirados do inquérito.
O procurador da República Rodrigo de Grandis fez o pedido de prisão ao juiz federal Fausto Matin de Sanctis depois que tomou ciência oficialmente do depoimento e do resultado da busca e apreensão realizada na residência dele e de Dantas, na última terça-feira.
Na casa do Dantas, a PF encontrou documento intitulado "contribuições ao clube". Com base nisso, a PF deduziu que no ano de 2004 foram pagos 1,5 milhão, de dolares ou reais, a titulos de "contribuição para que um dos companheiros não fosse indiciado criminalmente".
O habeas-corpus em favor de Dantas havia sido enviado ao STF no mês passado, com o objetivo de impedir uma eventual ordem de prisão ou de busca e apreensão. O pedido foi acatado pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.
Para o procurador da República Rodrigo de Grandis houve necessidade da prisão preventiva "visto que presentes indícios suficientes de autoria e de participação no delito de corrupção ativa tem sim, presentes os fundamentos exigidos no artigo 312 do código de processo penal, notadamente, a garantia da ordem pública, a necessidade de assegurar a aplicação da lei penal e a necessidade de assegurar-se a eficácia de instrução processual".
Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas foram presos na terça-feira pela Operação Satiagraha da Polícia Federal, acusados dos crimes de gestão fraudulenta, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e uso de informações privilegiadas, entre outros.