quarta-feira, outubro 04, 2006

BACALHAU

Elesbão um senhor de seus 73 anos, comentava outro dia com seu joaquim, como a vida tinha sido generosa com ele. Fazendeiro bem sucedido, casado por mais de quarenta anos com dona Gasparina numa união estável, da qual tiveram 14 filhos, vivos, porque outro 9 morreram no parto, todos bem criados. Acontece que seu Elesbão ficou viúvo a cerca de dois anos, e passado o período de luto começou a sentir falta de uma companheira. Nascido e criado na roça tomando leite de cabra, bebendo cerveja preta e catuaba o velhinho parecia uma hidreletrica de tanta energia que tinha.Dizia para seu Joaquim que já tinha notado umas mulheres se balançando para o lado dele, e citou D. Consuêlo, Dorinha, e D. Graziana. Conta que essas não dariam certo.
- Cumpadre Joaquim, você sabe que D. Consuêlo é viúva, já passou dos 70 e tá bem acabada, não aguenta mais as obrigações de mulher. Dorinha é mais nova deve ter uns 60, não casou, ficou no caritó, dizem que tem medo de homem e fica só se amostrando para disfaçar. Graziana, essa eu a até gosto dela, mais ficou viúva muito cedo e foi passando de mão em mão hoje tá mais falada do que noticia ruim.
- E então cumpadre o que vai fazer?
- Meu amigo joaquim, não conta prá ninguem, mais tô de olho na filha do Expedito.
-Vige cumpadre! ela muito nova.
-........é por isso que eu quero ela cumpadre, já andei passando umas mãos e a bichinha se arrupia todinha, é toda zerada, uma cabritinha.
-então vai em frente homem, aproveita antes de morrer.
-mas tem um problema cumpadre.
-Qual?
-Ela tem uma xereca que fede igual a bacalhau de feira, e não sei como resolver isso, fico todo envergonhado em falar com ela.
Seu Joaquim espirituoso, que perdia um amigo mais não perdia a piada. falou:
-Já sei como fazer cumpadre! Cê compra leite de coco,tempero verde, batatas e uma azeitonas.
Elesbão franziu a testa e ficou sem entender.
-Que vou fazer com isso cumpadre?
Seu Joaquim disparou...
-Quando voce for encontrar com ela e tiver chegando nos finalmente, você fala: abra bem as perninhas coração que vou temperar o seu bacalhau e derrama o leite de coco, joga as batatas e os temperos e pula nela, afinal com esse cherinho só bem temperado...